E-mail: mottazeca@gmail.com. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cavaleiros da Paz

O Grupo Cavaleiros da Paz nasceu no ano de 1990,criado pelo tradicionalista,apresentador e folclorista  Antonio Augusto Fagundes,mais conhecido por Nico Fagundes,sempre capitaneado por Rudi Pedro Borghetti,hoje Presidente do IGTF.
Depois de muita correria,já com os cavalos encilhados ouvimos o grito do comandante Nico Fagundes, A cavalo indiada,montamos  e saímos do Patronato de Alegrete,passamos pelas províncias de Missiones e Corrientes na Argentina e cavalgamos por 18 dias até  Assunção do Paraguai. Acredito que esta tenha sido a primeira cavalgada feita por civis em tempo de paz num regime quase militar, com horários  e quilometragens estabelecidos para o dia a dia. O frio era de renguear cusco! Contávamos com trinta cavalos,éramos em20 cavaleiros e um apoio eficiente.Tinhamos um caminhão baú dos grandes,gentilmente cedido por Lauro Michelon de Caxias,um caminhão boiadeiro e um carro pequeno para necessidades eventuais. Neles viajavam ferreiro,cozinheiro,auxiliares,motoristas alem dos munícios para opessoal,ração e alfafa para os cavalos e Miles de pertences dos cavaleiros.
Este é Zeca Motta na 14ª Festa Campeira - 2012
Naquele 1º de junho de 1990 levantamos as 5 horas ,encilhamos e como era de se esperar escutamos “a cavalo indiada”, a turma montou e foi aquele estrupício. Uma meia dúzia de cavalos se parou a corcovear,alguns foram sujeitados,mas neste entrevero aconteceu que o cavalo do comandante Nico,que teve tempo de apeiar quando viu a coisa feia,sai esparramando os arreios de tal forma que tivemos que esperar até ele comprar um basto novo. Encilhou e montou de novo,desta vez amadrinhado pelo Omair e o cavalo se acomodou. O Romera levou um coice do cavalo no tornozelo que o impediu de montar por dois dias.
Finalmente depois de uma breve oração pedindo proteção a Deus,iniciamos a cavalgada. A solidariedade imperava no grupo. No trecho entre Alegrete e São Borja, juntou-se a nos um cachorro ovelheiro.Por diversas vezes procuramos espantar o bicho para que voltasse a sua querência até que sumiu de nossas vistas.Qual foi nossa surpresa quando alguns quilômetros adiante,sainda de umas macegas apareceu de novo o ovelheiro.Resolvemos então adotá-lo e o Nico logo o batizou de Alegre, ele foi até assunção e voltou até Porto Alegre.
Quando chegamos em São Borja deparamos com uma enchente no Rio Uruguai que estava com 16 metros acima dfo seu nível Normal. A água alcançava as ruas da cidade, e a travessia para o lado da Argentina,rumo a Santo Tome estava impedida. O comentário geral da cidade e nos encarregados da Aduana era de que não havia possibilidade de transportar homens,cavalos e apoio para o outro lado.Depois de uma reunião decidimos que faríamos a travessia de qualquer jeito.Seria um fiasco termos que interromper. Fomos informados que existia uma comissão internacional encarregados a decidir  sobre assuntos ligados a travessia. Fomos procura-los e depois de longos debates e apelos conseguimos autorização para embarcarmos na balsa,com uma condição,tínhamos que contratar dois barcos,tipo rebocadores para irem apoiando o deslocamento da balsa,dito e feito.Assinamos um termo de responsabilidade e começamos a nos preparar para aventura.
Materia cedida por Rodi Pedro Borghetti-Presidente do IGTF.na próxima edição continuamos com a cavalgada dos Cavaleiros da Paz.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Está tudo pronto para a 14ª Festa Campeira em Três de Maio

No sábado, dia 18, show com o cantor Walther Morais
Na manhã desta quarta-feira, dia 15, a Patronagem do CTG Tropeiros do Buricá, recebeu a imprensa no acampamento do Zeca Motta junto ao Parque de Rodeios Edibaldo Stigelmeier, para lançar de forma oficial a 14ª Festa Campeira, que está programada para os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, nesta sexta, sábado e domingo.
Este que é um dos maiores eventos da 20ª Região Tradicionalista, conta sempre com um grande número de participantes nas provas campeiras, bem como no acampamento com grande participação de público. Paralelo a Festa Campeira, também serão realizados o 3º Rodeio Artístico Cultural e o 1º Seminário da Cultura Campeira.
No sábado há noite, será realizado o grande show com o cantor tradicionalista Walther Morais, e no domingo, a Rádio Colonial AM irá apresentar o Programa Fogo de Chão ao vivo da campeira, a partir das 10h da manhã, com artistas já convidados.     

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

14ª Festa Campeira do CTG Tropeiros do Buricá

Este éo Gaucho da Fronteira se apresentando na Argentina
O CTG de Três de Maio, juntamente com seu Departamento Campeiro, vai realizar nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2012, a sua 14ª Edição da Festa Campeira. Para tanto, contará com uma programação especial para o evento: o Tiro de Laço Força A irá concorrer a uma moto 0 km, e no dia 18, sábado, terá uma grande apresentação do cantor Walter Moraes, e sempre, aos finais de tarde, empolgantes gineteadas com ginetes convidados, e premiação em torno de R$ 13.000,00. Veja a programação completa.
Dia 17 - Sexta feira
O8:00 - Recepção e Acampamento
Na sequência - Almoço, Raspadinha, Taça Sicredi Noroeste RS (1ª eliminatória), 1ª, 2ª e 3ª Rodada de Tiro de Laço Trio (para o trio mais pontuado nestas armadas, duas inscrições conforme a premiação).
Dia 18 - Sábado
08:00 - 4ª Rodada de Tiro de Laço Trio
Na sequência - Raspadinha, Almoço, Recuperação de armadas (Laço Trio), Taça Sicredi Noroeste RS (2ª eliminatória), Vaca Gorda (Rádio Colonial), Prova de Rédea, Estafeta e Pelego sobre Pelego.
20.00   Abertura Oficial do  Rodeio – Gineteada  após grande  apresentação do cantor missioneiro WALTER  MORAES  junto ao palco da campeira.
Domingo  19/02
07:30   5ª Rodada de tiro de laço  Trio,  na sequência  vaca gorda-Radio Colonial-  Tiro de laço pai e filho, piá,guri e prenda.  12:00  almoço
Taça Sicredi Noroeste RS-final =  Tiro de laço trio final,
Força  C-07 e 08 armadas;  Força  B- 09e 10 armadas; Força A-11 a 15 armadas. Após Prova da Ordenha e  Gineteada.
FESTA NACIONAL DO CHAMAME
CORRIENTES- ARGENTINA

Aconteceu nos dias 14 a 22 de janeiro de 2012,  a 22ª  FIESTA  NACIONAL DEL CHAMAME, na província de Corrientes, na cidade de Corrientes capital da Provincia, o festival aconteceu no Anfiteatro Transito Cocomarolla, com capacidade para 18.000 pessoas, nestes nove dias de muito chamame,passaram pelo palco do Anfiteatro mais de 180 artistas e conjuntos chamameceros, vários artistas brasileiros foram convidados a se apresentar na festa Nacional do chamame entre eles Gaúcho da Fronteira,Schana Muller, Jari Teles, Mauricio Brites entre outros,também se apresentaram vários artistas de renome internacional como Raul Barboza, Soledad, Monchito Merlo, Hermanos Barrios,Chaqueno Palavecino,Grupo Los de Imaguare,Gicela Mendes Ribeiro,Tereza Parode,Ramona Lagarça,Myrian Beatriz, Patricia Sosa, e muitos outros grandes artistas.Na verdade foram nove dias de muita musica e chamame e la estávamos nos com uma pequena caravana de brasileiros Chico Mordomia, Zeca Motta, Marcelo Carvalho, Antonio da USA discos,Jair Conrad e sua esposa Maisa, aproveitamos o Maximo que pudemos e assistimos dezenas de Show durante quatro noites que la estivemos.No próximo Festival do Chamame com certeza la estaremos.

Atenção:

Para a próxima página clique em postagens mais antigas

  ©Template by Dicas Blogger.