E-mail: mottazeca@gmail.com. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FESTEJOS FARROPILHAS 2011

Participação ao vivo do CTG Tropeiros do Buricá no Jornal do Almoço da RBS
O CTG Tropeiros do Burica, encerrou com chave de ouro a Semana Farroupilha, mais de 6.000 pessoas passaram pelo nosso centro de tradições Tropeiros do Burica durante a Semana Farroupilha. Diga-se de passagem a nossa entidade é uma das mais ativas na 20ª RT, sempre cultuando e divulgando as tradições do nosso Rio Grande. Na segunda feira dia 19, participou ao vivo do jornal do almoco RBS Santa Rosa, divulgando um pouco do que acontece em nosso centro de tradições. Na terça feira dia do Gaucho, a nossa sede social se tornou pequena no evento das Invernadas Artisticas, com um excelente almoço e as apresentações impecáveis de todas as Invernadas de nosso CTG. Parabems a todos que de uma ou outra maneira contribuiram para o maior brilhantismo do evento, tornando uma grandiosa Semana Farroupilha. Um agradecimento especial em nome da patronagem a Setrem, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Radio Colonial, Colegio Dom Hermeto, Piquete Toco da Grapia, Piquete Sombra da Figueira, empresas e escolas que desfilarao, cavalarianos peões e prendas que buscaram a chama crioula e desfilarao, Jornal Semanal, Radio Cidade Canção, CooperJornal, Invernadas Artísticas, professora e coordenadoras.
Zeca Motta, Darcio Motta e Chico Mordomia no Acampamento Farroupilha


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Voz do Tropeiro

PRIMEIRA RONDA CRIOULA, (festejos Farroupilhas) O Departamento de Tradições Gaúchas do Julinho, do Colégio Julio de Castilhos queriam associar-se às homenagens aos pracinhas da segunda Guerra Mundial que acabara em 1.945. Paixão Côrtes que dirigia o departamento, visitou o major do exército Darcy Vignoli, e disse-lhe de viva voz do desejo de retirar, no final do dia 7 de setembro de 1.947 uma centelha do fogo simbólico que vinha de Pistóia, do cemitério dos soldados brasileiros na Itália, para transporta-la até o Colégio Julio de Castilhos, onde iria iluminar um candeeiro típico, a representar um altar cívico, dentro das comemorações da 1ª Ronda Crioula no Rio grande do Sul. E assim nasceu a Chama Crioula e desenvolveu-se o Movimento tradicionalista no Rio Grande e além fronteiras, hoje contamos com mais de 3.000 mil Centro de Tradições Gaúchas.
FIESTA NACIONAL DEL INMIGRANTE – Oberá Argentina. O CTG Tropeiros do Buricá à convite dos Organizadores da Festa Nacional do Imigrante, participou com a invernada artística adulta no Palco Principal do Parque das Nações da cidade de Oberá, dia 6 de setembro, fazendo uma belíssima apresentação de danças gaúchas, deixando nossa marca nos pampas de Missiones-Argentina. Parabéns a nossa invernada e patronagem capitaneada pelo Patrão Leandro Schmitt.
CAVALGADA DA 20ª RT. Os cavalarianos peões e prendas do CTG Tropeiros do Buricá, estão conduzindo a Chama Crioula do município de Santo Augusto/RS, chama esta que foi ascesa em Taquara/RS, em homenagem aos 50 anos da Carta de Princípios criada pelo MTG, que em Santo Augusto mais precisamente no Parque de Rodeios Nercy Liberato da Conceição, que empresta o nome ao parque e que será o homenageado em vida para o acendimento da chama crioula, os cavalarianos do CTG, irão dia 8, quinta-feira e a chegada de volta com a chama esta prevista para o dia 12 segunda-feira, às 10 horas da manhã, fazendo o percurso através das Avenidas Pasqualini, Uruguai e Santa Rosa.
JANTAR DANÇANTE DIA 10, com lançamento dos Festejos Farroupilhas, jantar com comida campeira e após o jantar fandango com Dilceu dos Santos e grupo acordes, com entrega de faixas e crachás para peões e prendas.
PROGRAMAÇÃO FESTEJOS FARROUPILHAS
- Dia 11, domingo, almoço, porco no rolete, (Setrem). Dia 12, segunda- feira, chegada da chama crioula, com abertura oficial dos Festejos. Dia 13, terça-feira, distribuição da chama crioula para as escolas, jantar a cargo da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Dia 14, quarta-feira, jantar campeiro a cargo da rádio Colonial e Patronagem, com apresentação do cantor Marcelo Oliveira e Grupo. Dia 15, quinta- feira, jantar a cargo do Colegio Dom Hermeto. Dia 16, sexta-feira, jantar cordeiraço a cargo do Piqquete Toco da Grápia. Dia 17, sábado, 9 horas, desfile dos cavalarianos, 14 horas, tiro de laço para sócios do CTG, às 15 horas, programa Canta Tchê ao vivo. Dia 18, domingo, a partir das 8 horas Domingueira tiro de laço duplas, 10 horas programa Fogo de Chão ao vivo, 12 horas almoço uma tonelada de carne. Dia 20, segunda-feira, às 11 horas Missa Crioula, às 12 horas almoço a cargo das invernadas com sobremesa e apresentações artísticas, 18 horas encerramento dos Festejos Farroupilhas.
CANTANDO NOSSAS RAIZES, musica tema dos Festejos Farroupilhas interpretes Erlon Pericles e Duca Duarte. Poema já divulgado no Jornal Semanal.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Voz do Tropeiro

A partir desta edição(02.09.2011), o Jornal Semanal oferece mais uma opção de leitura. A coluna com o nome "A Voz do Tropeiro" vai abordar assuntos relacionados ao tradicionalismo e é assinada pelo atual vice-patrão do CTG Tropeiros do Buricá, José Delmar Motta, mais conhecido como Zéca Motta. Quem quiser participar sugerindo pautas, fornecer notícias relacionados ao tradicionalismo ou até mesmo dar sua opinião, deve entrar em contato pelos fones (55) 3535-2138 ou (55) 8118-4344 ou pelo e-mail cartoriomotta@hotmail.com. Excepcionalmente, nesta edição, iniciaremos com uma página. Boa leitura.

FESTEJOS FARROUPILHAS -2011

Considerada a maior festa popular do Rio Grande do Sul, os Festejos Farroupilhas tiveram início no último dia 20 de agosto, com o lançamento oficial da programação do evento e o Acendimento Nacional da Chama Crioula. A cerimônia conjunta, que contou com a presença do governador do Estado, Tarso Genro, e do Patrono de 2011, o poeta Elcy Cheuiche, foi realizado a partir das 16 horas, no Largo da Praça Marechal Deodoro, na cidade de Taquara-RS, com a presença de mais de três mil cavalarianos que se deslocaram até o município do Vale do Paranhana, para buscar a centelha da chama crioula.
A concentração das delegações campeiras ocorreu na sede campestre do CTG "O Fogão Gaúcho", segunda entidade tradicionalista fundada no Rio Grande do Sul. Durante a solenidade, foram entregues os títulos de Embaixador e Cônsul Honorário do Rio Grande do Sul aos tradicionalistas destacados no Brasil. A escolha foi feita por indicação das dez federações filiadas a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG).
O temário dos Festejos Farroupilhas de 2011,"NOSSAS RAÍZES", foi escolhido pela Comissão Estadual com o intuito de divulgar a história do Rio Grande do Sul e buscar em alguns episódios indicadores da identidade do povo gaúcho. Para desenvolver a ideia de explorar as raízes da formação sociocultural do homen sul-rio-grandense, foram selecionados 11 momentos, que nas próximas edições deste semanário iremos divulgar nesta coluna "A voz do Tropeiro", do CTG Tropeiros do Buricá.
Nosso Centro de Tradições Gaúchas iniciará os Festejos Farroupilhas no dia 10 de setembro, com a busca da Chama Crioula no município de Santo Augusto, e à noite, com um grande jantar dançante com a presença do cantor e compositor Dilceu dos Santos e o grupo Acordes. Mais informações na programação dos Festejos Farroupilhas do CTG.
Movimento Tradicionalista Gaúcho
Tema anual para 2011: "Fortalecendo as raízes da Tradição Gaúcha"
Justificativa:
Em face da falta de definição pelo Congresso Tradicionalista de janeiro de 2011, faz-se necessário que o Conselho Diretor do MTG aprove o tema anual do MTG para que possam ser realizadas atividades culturais, de forma coordenada, por todas as RTs.
Proposta:
Resumido na frase "Fortalecendo as raízes da Tradição Gaúcha", o temário anual tem por objetivos:
1. valorizar a cultura gaúcha no interior das entidades tradicionalistas;
2. oportunizar situações de vivência, valorização e prática de ações que destaquem aspectos das raízes culturais do tradicionalismo gaúcho;
3. destacar os momentos históricos de cada entidade, valorizando os criadores, as conquistas históricas, as participações destacadas da entidade, etc.;

4. estudar, compreender e divulgar aspectos da cultura regional que integram o contexto da cultura gauchesca (gastronomia, trajar, costumes, hábitos, etc.).

Atividades propostas:

- exposição de fotografias históricas da entidade, no âmbito interno e, se possível, em locais públicos;

- realização de momentos solenes de reconhecimento e destaque para pessoas e ou famílias que contribuíram significativamente com a criação, manutenção e destaque da entidade;

- reproduzir de momentos importantes na história da entidade, pelos jovens, através de peças teatrais ou situações similares;

- recuperar aspectos culturais regionais especialmente aqueles "esquecidos" e que se refiram às etnias formadoras;

- resgatar aspectos marcantes da história local que tiveram influencia na formação da identidade regional;

- atividades lúdicas e, ou, culturais que integrem as diversas gerações (valorização da família).

    PROPOSTA APROVADA POR UNANIMIDADE NA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETOR NO DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2011.
Cantando nossas raízes
Nossas raízes vem contando a trajetória
Que a própria história desenhou no nosso chão,
Com cicatrizes de derrotas e vitórias
E um sentimento de amor no coração.
A base forte é a criação dos Sete Povos
Que trouxe a arte, o cultivo e a religião...
Depois as tropas e o "gaudério" em seu cavalo
Abriram cancha para a colonização.
TERRA GAÚCHA, POVO FELIZ!
REVIVO A HISTÓRIA
PRA CANTAR NOSSA RAIZ!
Se misturaram etnias e valores
Forjando assim um ideal para seguir,
Surgiu então a Província de São Pedro
E em cada estância um novo sonho a construir.
Seguiu a história pelas mãos dos Açorianos
Que foram erguendo o futuro de sua gente,
Fé no trabalho, com bravura e com coragem
E desse jeito o Rio Grande foi em frente!
Era o progresso gerando a prosperidade
Cobrando o preço do sucesso da jornada,
Assim o negro que era escravo nas Charqueadas
Ficou com marcas que o tempo não apaga.
Muitas batalhas, muitas guerras e peleias
E se organiza a sociedade nesse instante,
Foram chegando os colonos alemães
E na bagagem os seus sonhos imigrantes.
TERRA GAÚCHA, POVO FELIZ!
REVIVO A HISTÓRIA
PRA CANTAR NOSSA RAIZ!
Enfim chegamos na epopéia farroupilha
Maior herança que esta terra nos legou,
O sentimento de civismo e liberdade
É o atavismo que a história nos deixou.
E este desejo de justiça e igualdade
Foi o braço forte a defender nossas fronteiras,
Fazendo frente aos inimigos estrangeiros
Saga gaúcha que também foi brasileira.
E vem a causa federal republicana
Os pica paus e maragatos vão a luta...
Em meio à guerra, sob a Serra outro imigrante
Surge o colono italiano em sua labuta.
É índio, é negro, é português, é açoriano...
É alemão, é italiano e outros mais...
No rosto antigo e no sorriso da criança
Esta presente a história desses ancestrais.
TERRA GAÚCHA, POVO FELIZ!
REVIVO A HISTÓRIA
PRA CANTAR NOSSA RAIZ!
Identidade, tradição e gauchismo
Força nativa que vem do ventre da terra,
Nossas raízes são orgulho de uma raça
Que pelo tempo fez a paz e fez a guerra.
Homem gaúcho, mão no peito canta o hino
Sabe das cores que tremulam na bandeira,
Pois igualdade, liberdade e humanidade
São ideais que seguem pela vida inteira.
TERRA GAÚCHA, POVO FELIZ!
REVIVO A HISTÓRIA
PRA CANTAR NOSSA RAIZ!
Letra e música: Érlon Péricles e Duca Duarte
Programação Semana Farroupilha -
CTG Tropeiros do Buricá
10-9-2011 - SábadoInício dos Festejos Farroupilha
Saída da Chama Crioula de Santo Augusto com destino a Três de Maio19h30min - Jantar dançante de lançamento da Semana Farroupilha com Dirceu Santos e Grupo Acordes. Comida Campeira. Cartões a R$ 10,00 para sócios e R$ 15,00 para não sócios
Entrega das faixas e crachás para peões e prendas
Apresentação das Invernadas11-9-2011 - Domingo
12h - Almoço a cargo da Setrem
(porco no rolete)12-9-2011 - Segunda-feira
10h - Chegada da Chama Crioula no trevinho da Av. Sen. Alberto Pasqualini.11h - Solenidade Oficial de Abertura da Semana Farroupinha em frente ao CTG.18h - Arriamento das Bandeiras.13-9-2011 - Terça-feira
8h - Hasteamento das Bandeiras8h40min - Distribuição da Chama Crioula para Escolas e Entidades.18h - Arriamento das Bandeiras20h30min - Jantar a cargo da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.14-9-2011 - Quarta-feira
8h - Hasteamento das Bandeiras18h - Arriamento das Bandeiras 20h30min - Jantar a cargo da Rádio Colonial e Patronagem do CTG.22h - Show com Marcelo Oliveira e Grupo.15-9-2011 - Quinta-feira
8h - Hasteamento das Bandeiras18h - Arriamento das Bandeiras 20h30min - Jantar a cargo do Colégio Dom Hermeto.16-9-2011 - Sexta-feira
8h - Hasteamento das Bandeiras18h - Arriamento das Bandeiras 20h30min - Jantar a cargo do Piquete Toco da Grápia (Cordeiraço)17-9-2011 - Sábado
8h - Hasteamento das Bandeiras8h30min - Concentração dos cavalarianos e participantes do Desfile em frente a rótula do chaminé.9h - Início do desfile pela Avenida Uruguai.13h30min - Início da 3ª Taça Integração, tiro de laço exclusivo para sócios do CTG.15h - Início do Programa Canta Tchê ao vivo no Parque de Rodeios - Rádio Cidade Canção FM.18h - Arriamento das Bandeiras18-9-2011 - Domingo
8h - Hasteamento das Bandeiras8h30min - Início da Domingueira Tiro de Laço Duplas.10h - Início do Programa Fogo de Chão ao vivo pela Rádio Colonial AM.12h - Almoço UMA TONELADA DE CARNE
Apresentações artísticas, música ao vivo.18h - Arriamento das Bandeiras 19-9-2011 - Segunda-feira
8h - Hasteamento das Bandeiras18h - Arriamento das Bandeiras 20-9-2011 - Terça-feira
8h - Hasteamento das Bandeiras11h - Missa Crioula12h - Almoço as cargo das Invernadas Artísticas com bifê de sobremesas.
Após o almoço, apresentações artísticas.18h - Encerramento da Semana Farroupilha 2011

Atenção:

Para a próxima página clique em postagens mais antigas

  ©Template by Dicas Blogger.