E-mail: mottazeca@gmail.com. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Voz do Tropeiro

PRIMEIRA RONDA CRIOULA, (festejos Farroupilhas) O Departamento de Tradições Gaúchas do Julinho, do Colégio Julio de Castilhos queriam associar-se às homenagens aos pracinhas da segunda Guerra Mundial que acabara em 1.945. Paixão Côrtes que dirigia o departamento, visitou o major do exército Darcy Vignoli, e disse-lhe de viva voz do desejo de retirar, no final do dia 7 de setembro de 1.947 uma centelha do fogo simbólico que vinha de Pistóia, do cemitério dos soldados brasileiros na Itália, para transporta-la até o Colégio Julio de Castilhos, onde iria iluminar um candeeiro típico, a representar um altar cívico, dentro das comemorações da 1ª Ronda Crioula no Rio grande do Sul. E assim nasceu a Chama Crioula e desenvolveu-se o Movimento tradicionalista no Rio Grande e além fronteiras, hoje contamos com mais de 3.000 mil Centro de Tradições Gaúchas.
FIESTA NACIONAL DEL INMIGRANTE – Oberá Argentina. O CTG Tropeiros do Buricá à convite dos Organizadores da Festa Nacional do Imigrante, participou com a invernada artística adulta no Palco Principal do Parque das Nações da cidade de Oberá, dia 6 de setembro, fazendo uma belíssima apresentação de danças gaúchas, deixando nossa marca nos pampas de Missiones-Argentina. Parabéns a nossa invernada e patronagem capitaneada pelo Patrão Leandro Schmitt.
CAVALGADA DA 20ª RT. Os cavalarianos peões e prendas do CTG Tropeiros do Buricá, estão conduzindo a Chama Crioula do município de Santo Augusto/RS, chama esta que foi ascesa em Taquara/RS, em homenagem aos 50 anos da Carta de Princípios criada pelo MTG, que em Santo Augusto mais precisamente no Parque de Rodeios Nercy Liberato da Conceição, que empresta o nome ao parque e que será o homenageado em vida para o acendimento da chama crioula, os cavalarianos do CTG, irão dia 8, quinta-feira e a chegada de volta com a chama esta prevista para o dia 12 segunda-feira, às 10 horas da manhã, fazendo o percurso através das Avenidas Pasqualini, Uruguai e Santa Rosa.
JANTAR DANÇANTE DIA 10, com lançamento dos Festejos Farroupilhas, jantar com comida campeira e após o jantar fandango com Dilceu dos Santos e grupo acordes, com entrega de faixas e crachás para peões e prendas.
PROGRAMAÇÃO FESTEJOS FARROUPILHAS
- Dia 11, domingo, almoço, porco no rolete, (Setrem). Dia 12, segunda- feira, chegada da chama crioula, com abertura oficial dos Festejos. Dia 13, terça-feira, distribuição da chama crioula para as escolas, jantar a cargo da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Dia 14, quarta-feira, jantar campeiro a cargo da rádio Colonial e Patronagem, com apresentação do cantor Marcelo Oliveira e Grupo. Dia 15, quinta- feira, jantar a cargo do Colegio Dom Hermeto. Dia 16, sexta-feira, jantar cordeiraço a cargo do Piqquete Toco da Grápia. Dia 17, sábado, 9 horas, desfile dos cavalarianos, 14 horas, tiro de laço para sócios do CTG, às 15 horas, programa Canta Tchê ao vivo. Dia 18, domingo, a partir das 8 horas Domingueira tiro de laço duplas, 10 horas programa Fogo de Chão ao vivo, 12 horas almoço uma tonelada de carne. Dia 20, segunda-feira, às 11 horas Missa Crioula, às 12 horas almoço a cargo das invernadas com sobremesa e apresentações artísticas, 18 horas encerramento dos Festejos Farroupilhas.
CANTANDO NOSSAS RAIZES, musica tema dos Festejos Farroupilhas interpretes Erlon Pericles e Duca Duarte. Poema já divulgado no Jornal Semanal.

Atenção:

Para a próxima página clique em postagens mais antigas

  ©Template by Dicas Blogger.